Por: Rebeca Maynart

9 passos EFICIENTES para atrair e fidelizar leitores no seu site

segunda-feira, junho 26, 2017

O que eu mais vejo nos grupos de blogueiros que participo são os colegas reclamando sobre dedicar-se há anos, coisa e tal e não ter o retorno esperado. Sim, é frustrante, dá vontade de jogar pra o ar e arrancar os cabelos. Por isso eu trouxe para você 9 passos simples e eficientes para atrair mais visitantes para seu blog e fidelizá-los.


Entenda que:

Antes de tudo, é importante você entender que a blogsfera não é como Youtube que há sessões de descobrimento, em alta, relacionados, categorias e etc. Os únicos modos de alguém descobrir o seu site são: 
  • organicamente (através dos buscadores);
  • links diretos (que também podem vir de indicações de outros sites);
Portanto, apenas postar seu conteúdo, que eu sei que é maravilhoso, infelizmente não vai fazer brotar leitor em árvore.

#1 A LEI DO RETORNO


Os leitores mais engajados são outros blogueiros, logo, visitar outros blogs com frequência, ler com atenção seus conteúdos e, se for de seu interesse, comentar, navegar e fazer amigos é elementar. Separe um tempo para visitar X blogs por dia ou X por semana, adapte ao seu tempo livre. 

Quando você faz isso, muitos desses autores retribuem a visita e podem gostar do seu conteúdo, assinar sua newsletter e até te adicionar ao seu blogroll. Assim como você pode se apaixonar por muitos sites que vai conhecer ao longo dessas descobertas. Ademais, quando você deixa seu comentário, futuramente, outra pessoa vai comentar e pode interessar-se pelo seu link e clicar também. 

Lembre-se de deixar seu blog linkado no final de um comentário legal, seja o leitor que deseja que sejam para você, é a lei do retorno.

Tenha em mente também que você vai ter centenas de leitores fieis que jamais darão as caras. Encontre modos de incentivá-los a comentarem, uma boa maneira é deixar uma pergunta no fim do post ou dizer que quer conhecê-los.

Aproveite e deixe seu comentário no fim da leitura, pra dar uma moral e para eu dar uma stalkeada no seu espaço.

#2 CONSISTÊNCIA

Você precisa ser consistente no seu conteúdo e na sua frequência.

  • Não adianta postar uma vez a cada duas semana e esperar um crescimento exponencial ou que o público simplesmente não esqueça de você. Ele vai voltar uma vez, duas, na terceira que ele vier e não encontrar atualização, ele nunca dá as caras.
  • Eu sei que dá vontade de falar de TUDO nessa vida, mas quem fala um pouquinho de tudo, não fala muito de nada. Encontre seu nicho e fale dele com propriedade. Você pode sim abordar 10 subtemas/categorias diferentes, mas é importante saber definir numa frase sobre o que se trata o seu blog, assim ele torna-se compartilhável.


(a frase que descreve o blog é "Textos, poesias, crônicas e tudo o que há de doce!")

Defina as categorias e assuntos abordados, crie marcadores e os deixe visíveis e facilmente encontrados pelos seus leitores no seu site. Se o visitante não encontra o que procura rapidamente, ele vai embora e a sua taxa de rejeição vai para o céu. Definir os dias para tópicos diferentes também é uma ótima maneira de manter o leitor ciente de que naquele dia da semana ele vai encontrar um post novinho em folha da sua categoria favorita.

#3 FANPAGE E O SEU PAPEL

Uma página no Facebook é es-sen-ci-al. Já que, como eu disse, as únicas formas de chegar ao seu blog são organicamente ou por um link direto. Com uma fanpage você, além de divulgar seu blog, você cria uma marca memorável. Vide "Café de Beira de Estrada", "Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente""Gabriela Freitas". O que seriam destes autores sem suas páginas?

Você deve postar lá com maior frequência do que no blog (e não só links, NINGUÉM quer curtir uma página que só posta links! Poste coisas legais: textos, fotos, coisas relacionadas ao seu conteúdo). O blog te exige um tempo e dedicação intensa que você separa (espero que sim) especialmente na sua agenda. As fanpages aceitam uma informalidade maior, textos mais breves, imagens e interações mais diretas com o público.

Além disso, lá as pessoas sentem-se mais a vontade para interagir, compartilhar, marcar amigos e divulgar seu conteúdo. Dito isto, pelo amor de Deus, coloque o gadget da fanpage a vista no seu layout.

Caso você possa investir em anúncios no Facebook, você deve. Eles trarão um público novo e muito tráfego, que é sensacional para o crescimento da relevância do seu blog. Além de, consequentemente, curtidas para a página também.

Está gostando do post? Curta a nossa fanpage incrível também!

#4 MÍDIAS SOCIAIS E INTERAÇÃO COM O PÚBLICO

Seu instagram pessoal é um excelente meio de interação com seu público. Faça stories conversando, pergunte coisas, mostre quando tiver trabalhando num post; legende suas fotos com coisas como "Ei meus amores, tem texto novo incrível lá no blog, já conferiram? Link na bio" (bem blogueirinha mesmo), faça seu merchan do seu jeito.

Caso você seja influente no twitter, também é uma boa maneira de divulgar e atingir mais pessoas. E jamais esqueça do Orkut 2.0, quero dizer, Google Plus. Ele te impulsiona nas buscas orgânicas, divulgue nas comunidades também, embora não traga tanto resultado.

Invista nos grupos de Facebook. Uma vez fiz um post falando 9 Lições valiosas que Grey's Anatomy nos ensinou e divulguei num grupo sobre o seriado, em uma hora o blog teve 400 acessos e uma grande retenção. Portanto, se você fez um post sobre um assunto específico, procure os grupos e páginas a respeito para divulgar e receba o BOOM no seu analytics.

(sobre o que eu falei de leitores que não dão as caras no engajamento do blog: várias pessoas comentaram no facebook, mas ninguém comentou no post em si)

#5 VOCÊ CONHECE SEU PÚBLICO ALVO?


Aprenda a usar o Google Analytics porque ele vai mudar sua vida (futuramente tem post aqui no blog sobre). Descubra quem é seu público, o que eles gostam, o que eles compram, sua idade, quais os posts mais acessados do seu blog e quais as palavras chaves usadas para chegarem até eles.

E PELO AMOR DE DEUS ESTUDE SEO (Viverdeblog fez um infográfico com 24 ótimas dicas).

No caso de seus posts mais bombados serem resenhas de esmalte, por que não fazer pelo menos uma vez na semana? Se o seu público alvo são meninas de 13-16 anos você não vai querer abordar temas como produtos para retardar o envelhecimento, por exemplo. Conhecer seu público e entendê-lo é fundamental para fideliza-lo.

#6 TRABALHE ESSE NETWORKING 

Blogsfera é indicação, união, amizade, troca de experiências, dicas e aprendizados. Parece um filme meloso da sessão da tarde, mas é verídico. Você precisa conhecer outros blogueiros, fazer parceiros, amigos, trocar ideias.
  • Grupos no facebook são a melhor maneira de conhecer outros blogs com nicho semelhante ao seu. Apenas não chegue lá, jogue seu link e suma, ninguém gosta disso. Grupos são para interação.
  • Fazer collabs não é exclusividade de youtubers. Por exemplo, aqui no Café tenho um projeto em parceria com o Johnny do Baú de Canto, chamado Baú na Estrada.
  • Escreva excelentes posts e eventualmente aparecerá nas listas de outros blogs influentes que gerarão ótimo tráfego para você; listas como "7 textos INCRÍVEIS que eu li esse mês", "6 escritores amadores que você precisa conhecer", "8 artigos para bombar seu blog na internet". (Fazer você mesmo listas como esta também é ótimo; as pessoas indicadas podem até divulgar seu post pela aparição, apenas não esqueça de avisá-las.)
  • Quando for redigir uma postagem, pesquise antes outros posts do mesmo assunto e de cunho semelhante; observe que 80% deles falam exatamente as mesmas coisas. Seja diferente! Originalidade conquista o público. Veja o que falta sobre esse conteúdo na internet e seja você a completar essa lacuna.

#7 TÍTULOS INCRÍVEIS E METADADOS CAPRICHADOS

Não adianta você ter passado horas escrevendo um artigo incrível, aquele texto lindo de arrancar lágrimas, se o título não for convidativo, agradável, instigante. Não será clicável e suas palavras maravilhosas perderão-se na imensidão dos conteúdos esquecidos na internet.

Há uma ótima técnica que aprendi no Viverdeblog:

Conheça os 4Us: 
  1. Seja ÚTIL para o leitor, 
  2. Crie um senso de URGÊNCIA
  3. Transmita a ideia de que o principal benefício é algo ÚNICO
  4. e Faça tudo acima de forma ULTRA-ESPECÍFICA.
Também é importante preencher a descrição de pesquisa de cada post e usar as palavras chaves corretamente, para que os buscadores te coloquem numa boa posição.

(print do blogger, no entanto, a regra vale para todas as plataformas)

(diferença de textos com e sem descrição de pesquisa na hora de compartilhar)

  • Estamos em 2017, use um layout responsivo! Observe seu Google Analytics e eu aposto que o maior tráfego é mobile, as pessoas querem praticidade. A informação está por toda parte, disputando a atenção do seu leitor e caso seu layout não seja mobile friendly, certamente ele não vai querer passar muito tempo navegando no seu site.
  • Links internos e externos, por favor! Dentro dos seus artigos, cite outros textos seus e linke-os. Aqui já fiz, por exemplo, um post chamado "Os sete textos que eu mais gostei de escrever". Assim o leitor passa muito mais tempo no seu site, a retenção aumenta e ele provavelmente voltará mais vezes. Coloque também fontes confiáveis de onde aprendeu isso ou aquilo: te dá credibilidade e te ajuda no rankeamento dos buscadores.
  • Ao fim da leitura de um texto específico, o visitante naturalmente deixará a página se não encontrar algo convidando-o a ficar um pouco mais: "Posts relacionados" são sensacionais quando tratamos disso. Tal como gadgets com "os mais lidos do mês" e seus derivados.

#8 PEGUE O BONDE ANDANDO

Tem um assunto em alta sobre algo que você domina, entende e pode ser trazido ao blog? ESCREVA! Use as tags certas (como dito, o SEO agradece), um título que faça as pessoas precisarem ler o seu post e com fé em Deus, as buscas orgânicas vão te ajudar.

Falar sobre assuntos em alta sempre ajuda. Centenas de pessoas estarão sedentas por aquilo, buscando por este conteúdo e se depararão com o seu. Apenas não repita a mesma coisa que todo mundo está falando. Seja original, por favor.

#9 RESPONDA SEMPRE OS COMENTÁRIOS E COLOQUE UMA CAIXA DE NEWSLETTER

Seu público precisa sentir-se querido e se você não responder o comentário que ele deixou com tanto carinho ali, tenha certeza que ele não vai comentar outra vez. Incentive seus leitores a interagirem, faça perguntas, converse, publique na página, responda as mensagens, mantenha uma relação "próxima", assim, eles sentirão-se mais estimulados a acompanharem o seu conteúdo.

Newsletter (assinatura por email) é a melhor maneira de ficar atualizado sempre que houver post novo no blog, assim sendo, é crucial que você deixe a vista uma caixa convidativa para seus leitores assinarem (Followyourdreams disponibiliza algumas personalizadas gratuitamente) e receberem suas atualizações nos seus emails. Dificilmente esquecerão de você.

RECAPITULANDO:

  • Seja o leitor fiel de alguém que você quer que sejam para você;
  • Planeje sua frequência de postagens;
  • Tenha um nicho e fale dele com propriedade: as pessoas podem descrever seu blog em uma frase?
  • Dedique-se a fanpage também, ela tem um papel importante na consolidação da sua marca;
  • Interaja com seu público, mostre que você sabe que estão ali;
  • Conheça seu público alvo e entenda do que ele gosta e precisa;
  • Fazer parcerias e conhecer outros influencers é importante, blogsfera é indicação;
  • Você precisa de títulos sensacionais, aprender um pouco de SEO e de um layout responsivo;
  • Aproveite o que está bombando;
  • Sempre responda seus leitores;


OBSERVAÇÕES DA AUTORA:
Este foi meu primeiro artigo relacionado a blog, que por acaso, faz três anos mês que vem. Caso vocês gostem, comentem bastante (sim, quero ver muitos comentários porque eu passei mais de seis horas trabalhando nisso), eu trago mais posts do gênero, basta pedir. Apesar da minha santa hipocrisia de não seguir a maior parte dos passos citados, sei o que falo e falo com propriedade (tenho estudado o assunto) e gosto muito da oportunidade de compartilhar com vocês.

Mil beijos; com carinho, Beca.

18 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Muito bom o post me ajudou muito mesmo, obrigada pelas dicas e sempre traga mais, irei conferir todas. Bjs.
    www.moreninhabasica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post Beca, todas as dicas são realmente eficientes e eu me sinto bem mal de falar que não sigo tudo isso à risca mas sempre é tempo de aprender, né?
    Excelente post, traz mais sobre o assunto <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bet! <3 Que bom que tu gostou. Eu também não sigo kkk, embora saiba de todas elas na ponta da língua, mas estou me esforçando. É um exercício diário :)
      Obrigada!
      Mil beijos

      Excluir
  3. Oiii Beca! (Alerta de comentário gigante!!) Amei, amei e amei esse post! Por sinal me deu MUITA saudade de voltar com os posts da série "Seu Blog" lá no Letras, onde eu dava dicas pra blogs. Como tenho focado muito mais no canal ultimamente, acabei deixando isso um pouco de lado, mas amo ler/falar sobre esse tipo de assunto. Acho que acrescenta muuito.

    Aliás, um dos passos que é o de visitar blogs eu tenho pecado demaaais ultimamente. Fui parando aos poucos de visitar outros blogs por falta de tempo, e aí acabou se tornando um hábito. Tenho muita saudade de visitar blogs, e como parei, consequentemente a interação no meu diminuiu drasticamente. Fico chateada tbm que vários blogs que eu acompanhava agora não mantém mais o ritmo de antes, me bateu um desânimo com isso, sabe? Mas preciso urgente melhorar, até porque é muito bom conhecer gente nova na blogosfera.

    Enfim, eu adorei a forma como fez o post, acho que cada um dos itens que tu citou são muito importantes e a gente tem que manter sempre em mente. O Viver de Blog é incrível, sempre pego muitas dicas lá também que ajudam demais. Uma das coisas que tu citou e acho mega importante é a consistência, ter temas bem definidos e também uma ótima frequência. Afinal, ninguém quer visitar um blog que posta 1 vez por mês, né?

    Parabéns pela abordagem, estou louca pelos próximos postsss <3

    Mil beijos!

    Letras na Gaveta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAA amo comentário gigante <3

      Nossa, amo essa série no seu blog, volta mesmo, você manda muito bem com as dicas! E seu canal tá a coisa mais linda <3

      Sobre isso de visitar outros blogs, tenho pecado também. Falta tempo, disposição também, acho que preciso administrar melhor meus horários, na vdd rs. Sinto saudade de conhecer a galera também!

      E muito obrigada pelo carinho, fico feliz que tenha gostado. <3

      Mil beijos!!

      Excluir
  4. Para escrever, você precisa ler, então nada mais justo procurar leitura também pela blogosfera né?! Eu só tenho muito problema em gerenciar minhas redes sociais, às vezes a maior das preguiças em checar cada um delas, então acabei focando no instagram e no twitter, as duas redes tem ajudado bastante e crescido também!

    vidaemserie.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Não dá para escrever sem ter lido bastante rs.
      Eu não tenho muitas redes sociais não, para o blog é só mesmo o blogger e a página, eventualmente nas comunidades do G+! O twitter que eu tenho é pessoal mesmo haha. Instagram é hobby então nem conto como "wow tenho que administrar", eu só fico lá bestando mesmo kkk.

      Sucesso pra você!!

      Mil beijos!

      Excluir
  5. Eu amei suas dicas, você é bem sincera e fala coisas diferentes da maioria. Adorei! Parabéns pelo post e pelo sucesso do seu blog!
    www.checkinvirtual.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, flor <3 fico feliz que tenha gostado! Sucesso para nós!

      Mil beijos

      Excluir
  6. Oi Beca, tudo bem? Eu adorei as dicas e o jeito que você transmitiu seu conhecimento. Não sigo tudo à risca (a gente até sabe, mas relaxa às vezes, né?) mas quando sigo isso me ajuda bastante. Não conhecia seu blog, mas vi o post no Daydream e alguns outros conselhos seus e isso atiçou minha curiosidade.
    Eu terminei a faculdade recentemente e tô me colocando como meta me dedicar mais ao blog, já que agora terei mais tempo, pelo menos até começar alguma pós.
    Parabéns novamente pelo post e pelo seu cantinho.

    Um beijo!
    www.janeladesorrisos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaís! Tudo em paz, e contigo?
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado <3 Também não sigo, acredita? Pois é, só um óleo de peroba nessa inha cara de pau, mas to trabalhando nisso.
      Dedique-se mesmo, vale a pena, é algo bem especial, ter esse canto nosso.
      E muito obrigada.

      Mil beijos

      Excluir
  7. adorei
    beijos



    hahaha brincadeira. Seu post é excelente. Antigamente todo mundo interagia na blogosfera, isso era algo bem básico. Mas hoje em dias as pessoas ou andam perdidas ou andam egosístas mesmo. Acredita que eu nao sabia sobre a descricao de pesquisa?! No wordpress eu sabia usar, mas mudei pro blogger e nao fazia ideia. Seu post me ajudou aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKK

      Ahhhh muito obrigada <3
      Fico feliz em ter ajudado! E sim, perdeu-se um pouco isso da interação, do realmente conhecer o outro, curtir o conteúdo e não só uma troca de likes/comentários/inscritos.
      Obrigada pelo carinho.

      Mil beijos!

      Excluir
  8. Miga, casa comigo? Eu fiquei assim: “isso eu faço” e “vixi, isso eu não faço preciso fazer”. HAHAHAHAHA Muito bom, você tem muito jeito com tutoriais sobre blogs Beca. Espero enconrar mais ajudas assim por aqui. Sabe, no começo do meu blog (há muuuito tempo HAHAA), eu escrevia o que tava em alta ou o que dava acesso, mas nada daquilo me representava.. eu ficava presa em números e não em quantidade. Hoje eu FINALMENTE me achei com o blog (como vc bem sabe) e consegui encontrar o equilíbrio entre escrever o que me faz bem e acertar o público com um conteúdo bom. Leva tempo pra chegar nisso e é meio tentativa e erro. Não tem fórmula mágica sabe? Agora tô focada em tentar interagir mais e filtrar melhor o público nos anúncios do Facebook ADS (ainda tô apanhando um pouco nisso HELP) HAHAHA. Parabéns e OBRIGADA por esse post. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HDUHSAAHAU Caso, miga. Menina, eu também não faço alguns ainda, to trabalhando ainda nessas cosias. Fico feliz em saber, estou pensando em trazer mais alguns futuramente/em breve <3
      Eu lembro disso. Acho que você está bem mais feliz escrevendo o que te faz bem, tem que haver equilíbrio. Escrever o que está em alta só se for pauta do blog, não só "porque está em alta", mas vai que o blog é sobre famosos ou produtos de beleza? Fala sobre produtos da moda e as fofocas mais procuradas hasuhas.

      Isso mesmo, foca nisso!! Filtrar o público é essencial!! Ando perdida nisso também :'( socorroooooooo fsdjlkfj devia ter formulinha mágica dizendo quais pessoas vão gostar daquele conteúdo né? kkkk

      E OBRIGADA PELO CARINHO!

      Mil beijos!!!!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Que maravilhoso te ter por aqui!! AAAAAAA
      Obrigada!! <3

      Excluir

Tecnologia do Blogger.