Resenha do Livro: Não Se Apega Não, po Isabela Freitas

Como primeiro livro do ano, estreei com "Não Se Apega Não" da linda Isabela Freitas (que inclusive gosto muito do blog) porque ele estava na minha estante há alguns meses e minha procrastinação me impediu de devorá-lo antes. Ou porque minha melhor amiga fez um marketing incrível sobre como eu precisava ler e que mudaria minha vida. São sete da manhã e eu decidi fazer a resenha do livro – primeira aqui no Café – enquanto este ainda está fresco em minha mente. 

SINOPSE: Isabela acabou de terminar um relacionamento de dois anos com o Gustavo, aquele que todo mundo achou ser o amor da sua vida e que formavam o casal perfeito. Mas por trás disso, tinha uma garota infeliz, amante de contos de fadas e que buscava um amor incansavelmente. "Até que decidiu assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. Estava na hora de resgatar o amor-próprio, a autoconfiança e entrar em contato com seus próprios desejos.
Se você acabou um relacionamento agora e sofrendo muito, vai amar esse livro. Se já teve o coração despedaçado em pedaços ou provavelmente terá, vai amar esse livro; ou poderá amar por qualquer outro motivo. Eu amei, ou pelo menos cheguei perto disso. É que algumas cenas me conquistaram (alguém disse 3 de janeiro de 1999?). Admito que em muitos trechos discordei das generalizações, como quando ela descreve as mulheres como isso ou aquilo. Afinal, caso você não faça parte do mundo dela – e admite isso –, algumas coisas parecem irreais demais. A personagem é loira, branca como uma parede (descrição dela), cabelos lisos escorridos, classe média. E todos os amigos dela pertencem a este recluso círculo de brancos, olhos claros, homens malhados e ricos.

As situações são cotidianas, o modo como ela conta é divertido, inegável. Alguns dos conselhos são dignos de anotar no caderninho. Muita gente se identifica, se vê nas palavras dela, até eu me vi aqui e ali, nos questionamentos, nas escolhas erradas. Mas justo eu, uma mulher rodeada de amigos negros, homossexuais e com tendências ativistas, não podia deixar de fora essa minha visão. 

Imagem do blog Uma Dose Dupla
Em suma, é uma leitura agradável e interessante. Não deixo de recomendar, há algumas lições que merecem ser guardadas. E sim, eu lerei a continuação que é "Não Se Iluda Não" e provavelmente também vai rolar resenha por aqui. Ademais, deixo escrito meu carinho pelo personagem Pedro que, tão denso e sedutor, me conquistou.

Quotes para levar pra vida:
"Tudo o que você espera que o outro faça por você quando está em um relacionamento é exatamente o que você não faz por si mesmo." 
"Só é feliz a dois quem já é feliz sozinho."
"Não se apegar não é ser indiferente à vida. É ter o conhecimento de que o sofrimento chega, mas um dia deve partir. Não podemos dar abrigo ao sofrimento nem permitir que ele faça de nosso coração sua casa permanente. Não é certo. Superar é preciso. Levantar-se mais forte é essencial."

O que acharam da primeira resenha literária aqui do blog? Mil beijos!

15 comentários

  1. Esse livro é muitíssimo bomm, sou apaixonada por ele e gosto bastante da forma como a Isa escreve ♥ É uma história bem clichê, mas bem agradável. O segundo não é tão bom, mas também tem muitas lições. Adorei tua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ♥ Minha amiga também não gostou do segundo haha, estou pensando se compro ou não.
      Muito obrigada, moça;

      Excluir
  2. Até acho legal os textos dela porque sei que em muitos momentos da vida, ler ou escutar esses tipos de conselhos pode ser uma ajuda em tanto. Mas em geral, nos momentos "normais" da vida, eu não curto muito, sabe? Mais ou menos pelos mesmos motivos que você citou. Ela generaliza muito e, nas redes sociais, já vi ela ditando muito o que é "certo ou errado", e eu não isso legal. De qualquer forma, reconheço o enorme talento e sensibilidade da autora!

    Gostei muito da sua resenha, por favor, faça mais! Seu cantinho está cada vez mais lindo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eita, não repara no errinhos de digitação!

      Excluir
    2. Concordo super. Algumas coisas que ela fala são bem legais para pensar na vida, mas eu não gosto das generalizações que ela faz, ou, como você disse, quando dita o que é certo ou errado. Até porque muitos dos leitores dela vivem uma vida bem diferente dessa de: ter um lar bem estruturado, estar nos padrões de beleza, ótimas condições financeiras.

      Muito obrigada, Nanda, fico feliz que tenha gostado *-* Mil beijinhos

      Excluir
  3. Confesso que até hoje os livros da Isabela não me despertaram a curiosidade, e olha que já ouvi falar muito bem deles.
    Talvez seja porque não estou nessa fase rs.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não estiver fazendo nada, vale a leitura haha.
      Mas deve ser isso mesmo rs.
      Mil beijos <3

      Excluir
  4. Fico pensando se a gente tem alguma conexão porque minha primeira leitura de 2016 foi Não Se Iluda, Não. Hahaha.
    Algumas passagens do livro são mesmo ótimas, mas em outras eu fico me culpando por estar lendo. Tipo, ela fala que garotas que usam roupas curtas são putas. Isso é Slut-shaming, né. Sei não.
    Quero ver mais resenhas por aqui, tá bem? Então tá bem.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que amor, haha, não brinca!
      Isso, isso. Eu pensei a mesma coisa. Até me perguntei se eu é que vejo problematização em tudo porque todo mundo amou esse livro e eu fiquei meio: "éee... né, não é bem por aí."
      Que bom que não fui a única haha, muito obrigada ❤ Farei sim *-*
      Mil beijos!!

      Excluir
  5. Os livros da Isabela nunca me despertaram a curiosidade o suficiente pra que eu comprasse algum deles.(Só o nome do livro já me dá uma aflição)
    Praticamente todas as garotas que eu conheço já leram o livro dela mas eu não consigo sentir curiosidade para ler, elas ficam me dizendo "Nossa Vanessa como tu nunca leu o livro dela? Logo você que tem tantos relacionamentos frustrados" e eu fico com aquela cara de besta,sabe?

    Sua resenha ficou curtinha e super pratica de ler, adorei! Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SHAUSHA Minha melhor amiga falou dele por meses, decidi dar uma chance.
      Mas tudo bem você não ler ou não gostar, eu por exemplo nunca vi A Lagoa Azul, nem Matrix nem nada disso kkk Então estamos bem ❤

      Muito obrigada ❤ Beijinhos Nessa *-*

      Excluir
  6. De tanto ouvir falar nesses livros, comprei os dois em uma promoção há um tempo atrás e estava cheia de expectativas pra ler. Não sei se foi porque criei expectativa demais, mas não gostei taanto assim do livro quanto esperava. Gostei mas achei bastante clichê apesar de tudo e queria que tivesse mais história mesmo, sabe? Achei os conselhos um pouco repetitivos, e isso me incomodou porque parecia que era sempre a mesma coisa sem chegar a lugar algum. Mas dos dois, prefiro o primeiro. Apesar disso, gostei da forma que ela escreve e acho as lições super válidas.
    Beijos Beca =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, minha melhor amiga falou muito bem dele, acho que depende muito da visão que você tem ao ler. Concordo com você. Clichê demais, e apesar de levar o nome dela, parece bem mais algo que ela gostaria de viver do que algo que realmente aconteceria. Os diálogos parecem tão roteirizados e nada naturais, que é meio difícil não ficar com aquela afliçãozinha ao ler.
      Acho que faltou dizer muita coisa nessa resenha kkk. Mas foi a primeira, então me perdoo rs.
      Algumas das lições são bem válidas mesmo. Talvez já tenhamos aprendido muitas delas sozinhas e por isso tenha sido uma leitura bem mais "simples" ou clichê. Quem sabe para outras garotas seja mais útil, né? rs
      Obrigada pelo carinho ❤ Beijinhos, Mari.

      Excluir
  7. Esse livro parece ser muito interessantes, já vi muita gente falando dele porém nunca li. Vou colocar na minha lista de livros pra ler pela vida porque para 2016 já está lotado.
    Está cheio de coisas novas por aqui hein ♥

    ResponderExcluir