ninguém merece solidão

acho que o ser humano é inseguro por natureza, a menos que você seja megalomaníaco ou narcisista patológico, a insegurança te afeta de alguma forma; social ou fisicamente. lamentavelmente, faz parte da nossa espécie se autoquestionar (essa palavra existe?) e não nos dar tanto crédito às nossas qualidades. você pode receber noventa e nove elogios, uma única pessoa te critica e pesa mais que tudo de bom ao seu respeito que você ouviu antes.


eu tenho sérios problemas de autoestima (ah, não diga!), distúrbios de autoimagem, problemas para me relacionar com o outro e lidar com meus sentimentos. isso mesmo, um pacotão de ansiedade e psicológico ridiculamente esquisito. eu costumava ser espontânea e extrovertida, do tipo que todo mundo na faculdade me conhecia, mesmo sem eu saber da metade deles; de uns tempos para cá, entretanto, afundei em isolamento e destruí meu talento de fazer amigos. 

tenho a impressão que eu distorço totalmente as relações na minha cabeça (embora tenha o costume de forçar-me a pensar logicamente) e que eu me entrego bem mais às amizades e amores do que o contrário. sabe aquela sensação de que você não importa para o outro metade do que este significa para você? ou quando você está conversando com alguém com o constante sentimento de estar incomodando e não consegue relaxar, esforçando-se incessantemente para ser uma boa companhia e não o saco de batatas entediante que você se sente?

e quando eu digo "você", eu quero dizer "eu".

é solitário sob minha pele e eu não sei ser solitária. eu me submeto a situações e amizades patifes por um pouco de atenção e companhia, porque quando a gente não sabe o quanto a gente vale, todo pouco parece demais.

senti o impacto
o que me ajuda é tentar parar de tentar demais (que?). o clichezão da pega que diz "seja você mesmo": se gostar, que bom, pode ficar, tomar um café, maratonar uns filmes de suspense comigo; se me detestar, paciência. uma reles mortal como eu não pode agradar todo mundo. embora saibamos que, na teoria, tudo é fácil as fuck, viver essas frases feitas de auto ajuda é que o bicho pega (e nos devora, roubando a vontade de tentar de novo).

14 comentários

  1. Eu não acho que sejamos inseguros por natureza. Há sim a necessidade de se questionar, mas não de se autodiminuir. A insegurança é construída em nós em algum momento da vida, muitas vezes na infância, e não sabemos lidar com isso, acabamos levando pra vida adulta. Criança não se sente insegura com a roupa que está usando, com o desenho que acabou de fazer, com o jeito desengonçado de brincar, só vem a insegurança porque alguém apontou e julgou.

    Eu sou muito insegura e venho trabalhando isso em mim, insegurança não é um traço de personalidade, é algo que há como tirar da gente sim <3

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, perfeita colocação. Concordo, não tinha pensado por esse lado, obrigada <3
      Sabendo disso, não parece em vão lutar contra isso que insistem em empurrar para a gente né?
      Obrigada de novo!!!
      Mil beijos s2

      Excluir
    2. Nossa que comentário maravilhoso, Bruna.
      Amei o texto Rebeca <3

      Sai da Minha Lente

      Excluir
    3. Naofoi, Clay? Acrescentou demais ❤️ onrigada, meninas!

      Excluir
  2. É difícil mesmo encontrar esse equilíbrio do "ser você mesma", especialmente depois de uma vida de dúvidas e (auto)questionamento. Insegurança ter que ser trabalhada sempre, é um exercício diário mesmo para não virar armadilha. Mas a gente consegue! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mila, é isso mesmo! Um exercício diário, que vale muito a pena!
      Mil beijinhossss

      Excluir
  3. QUE POST! Já to chorando as pitangas pelo whatsapp com voce ;)

    ResponderExcluir
  4. ahh, eu entendo o que você tá sentindo, Becca. Eu estava assim algumas semanas atrás :/ me esforçando demais para as pessoas gostarem de mim. Mas com tempo de terapia eu fui aprendendo a me achar legal, achar que merecia, sim, amizades saudáveis. Hoje consegui um melhor amigo que me adora, que pisa na bola às vezes como qualquer pessoa, né? Mas que a gente se ama real. Acho que o que tô aprendendo é relaxar na companhia dele e de outras pessoas, ser o mais sincera que eu puder com o que tô sentindo aqui dentro, e isso é difícil, é treino diário :(
    Olha, você vai conseguir <3 talvez o primeiro passo possa ser esse: curtir a solidão, ver que você pode ser uma pessoa leal/confiável, e ver o que você sente quando a pessoa fala alguma coisa. Pra ir se conheceno, sabe? Tipo, isso funciona muito pra mim, mas é demorado mesmo. é um processo.
    Mas fico feliz que você identificou a coisa toda no "eu me coloco em situações e amizades patifes por um pouco de atenção e companhia". Foi um grande passo admitir isso e perceber, sério. :) tem gente que passa a vida toda sem saber disso. A gente vai cnseguir, mana. Que a gente acredite que boas coisas virão daqui pra frente.
    Um beijo, Beca <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terapia é a melhor coisa do mundo, né? Todo mundo deveria experimentar.
      Fico feliz que tenha encontrado um amigo assim, é bom demais. Manter-nos fieis a quem realmente somos sem o peso da insegurança sobrepujando nossos pensamentos é maravilhoso.
      Obrigada pelo conselho e incentivo <3
      O primeiro passo é sempre perceber e admitir, porque a gente não pode solucionar um problema que nem sabemos que está ali.
      Mil beijos, Lari, obrigada!!

      Excluir
  5. Como dizem os filósofos contemporâneos: PISA MAIS.
    Que texto, que texto! Sua escrita sempre me deixa com o coração quentinho. Em primeiro lugar meus parabéns e em segundo, muito obrigada por compartilhar essas palavras, de verdade!
    Com carinho, Nina. ❤

    ResponderExcluir
  6. Oi Beca, tudo certo? <3

    Eu reli seu texto diversas vezes, e recentemente eu fiz um post sobre 0,1% desse assunto sobre não ser fonte de felicidade de ninguém (confere lá). Eu me considero uma pessoa tão impaciente, não consigo ficar ao lado de pessoas que exigem minha existência ou algo parecido, isso me sufoca de uma tal maneira que eu me acustumei a fica sozinha (por escolha própria) tenho relacionamento com amigos, e família e tudo mais, mas quando o assunto é conviver muito tempo junto acaba me sufocando. Me sinto diversas vezes um pássaro que quer voar.

    Eu gosto de ficar sozinha, mas não sou solitaria, entende? acho um ponto que é legal aborda. Que há uma grande diferência. Eu gosto de ficar sozinha para fazer minhas coisas e viver minha vida, mas tenho amigos e saio direto com ele.

    Eu to apaixonada por esse post, beca você é topson ❤️

    http://dosedeestrela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sam, tudo sim, obrigada <3

      Vou ler seu texto, com certeza. "Me sinto diversas vezes um pássaro que quer voar." entendo perfeitamente e me identifico.

      E muito obrigada pelo carinho, fico feliz que tenha gostado, você que é top ♥ haha

      mil beijos

      Excluir